SÃO PAULO – Com os atuais 72 milhões de computadores disponíveis, o Brasil deve encerrar o ano de 2010 com a marca de uma máquina para cada cinco habitantes. Segundo a pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Mercado Brasileiro de Informática e Uso da Internet, entre 2008 e 2009, a média de vendas de PCs foi de 33 mil unidades por dia.
Para 2014, a previsão é que o número dobre para 140 milhões de PCs, atingindo dois equipamentos para cada três brasileiros. O estudo inclui os computadores das residências e empresas.
Dados da 5ª edição da TIC Domicílios (Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil) realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), mostram que, em 2009, cerca de 36% dos lares brasileiros possuíam computador.
O preço ainda é a principal barreira para a posse de computador e acesso à internet no Brasil. De acordo com o estudo, entre os que não possuem um computador em casa, o alto custo é a razão apontada por 74% deles.
Nas empresas
O estudo da FGV, realizado pela Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) mostrou também que os gastos corporativos com informática dobraram nos últimos anos. Em 1988, o investimento em tecnologia da informação representava 1,3% do faturamento, enquanto em 2004 a proporção subiu para 5,1%. Atualmente, as médias e grandes empresas gastam e investem em média 6,4% da sua receita líquida em TI.
Os gastos e investimentos totais no ano dividido pelo número de teclados na empresas, denominados de custo anual por teclado, cresceram 6% em dólares, passando para US$ 10,8 mil, e 10% em reais, para R$ 21,6 mil. Em 2004, o valor era de US$ 9,2 mil e, em 1988, de US$ 16 mil.
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